Músicas

Os Anos 60

    Paralelamente ao rock, os sons da Motown e a soul também conheceram nos anos 60, sua época de glória, com grupos como The Supremes e The Temptations, sem falar de James Brown e Aretha Franklin
    O jazz-rock do Blood, Sweat and Tears, o folk de duplas como Simon & Garfunkel e o nascimento do chamado “California Sound” trazendo importantes nomes como The beach Boys e The Mamas & The Papas.
    No Newport Folk Festival em 1965, o folk ganhou uma batida mais forte e ampliação vinda do rock e em troca forneceu sensibilidade poética e consciência social.
    O maior significado desta mistura a demonstração de que o rock já demonstrava sua tendência de absorver todos os idiomas musicais.


A renovação nos anos 60

    A renovação natural do rock’n’roll, praticamente só poupou Elvis. Vendo-se na volta o exército em 1960, diante de um contexto diferente daquele que deixara em 1958, realizou uns poucos shows beneficentes e passou a dedicar-se quase que exclusivamente ao cinema, além de adaptar seu repertório aos novos tempos.
    Novos tempos surgiam com o aparecimento de nomes como o trio Peter, Paul & Mary, Joan Baez e Bob Dylan ditando parte do quadro que se apresentaria dali por diante – a música folk (voltada para o protesto social, durante o conflito do Vietnã)
    Os ventos mais fortes da mudança, no entanto, vêm da Europa, mais precisamente de Liverpool, Inglaterra. Os Beatles começavam a dar cartas do contexto musical e cultural dos anos 60. Antes deles, o maior nome do pop inglês era um indiano Cliff Richard, que junto com seu famoso grupo instrumental The Shodowns, fazia o que se poderia chamar de Rock inglês.
    Com a TV passando a ser um veículo de informação muito mais atuante e formador de opiniões a juventude não era mais a reprimida do pós-guerra como a dos anos 50, muito pelo contrário. Na segunda metade da década, batizaram sua revolução sob o lema paz e amor, sexo, drogas e rock’n’roll. Era a época do amor livre, do LSD, do não ao serviço militar e outras bandeiras.
    A invasão liderada pelos Beatles trouxe outros nomes para o cenário da música a partir de 1964, vindos da mesma Inglaterra, como o Rolling Stones (conjunto inicialmente composto por cinco integrantes).
    A importância da TV mostrava-se tão grande a ponto de tornar um conjunto como The Monkees num verdadeiro fenômeno de popularidade (criados como uma espécie de resposta americana à invasão de conjuntos britânicos). O grupo nasceu através de seu próprio seriado de TV e em pouco tempo, além da audiência, passou a dividir os primeiros postos das paradas com Beatles e Stones, se desfazendo no final dos anos 60


Top 10 dos anos 60


1. The Beach Boys: "God Only Knows"
(Tony Asher/Brian Wilson)
1966
2. The Jackson 5: "I Want You Back"
(Berry Gordy, Jr./Alphonso Mizell/Freddie Perren/Deke Richards)
1969
3. Sam Cooke: "A Change Is Gonna Come"
(Sam Cooke)
1964
4. Bob Dylan: "Like a Rolling Stone"
(Bob Dylan)
1965
5. The Beatles: "A Day in the Life"
(John Lennon/Paul McCartney)
1967
6. The Ronettes: "Be My Baby"
(Jeff Barry/Ellie Greenwich/Phil Spector)
1963
7. The Beach Boys: "Wouldn't It Be Nice"
(Tony Asher/Brian Wilson)
1966
8. Johnny Cash: "Folsom Prison Blues (Live at Folsom Prison)"
(Johnny Cash)
1968
9. The Who: "I Can't Explain"
(Pete Townshend)
1965
10. Desmond Dekker & The Aces: "Israelites"
(Desmond Dekker)
1969

Por: Jully Vianna 
http://www.100anosdemusica.com.br/anos60.htm